vacinação

Campanha de vacinação contra a gripe entra na última fase em Mossoró


Campanha de vacinação contra a gripe entra na última fase em Mossoró

Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe entrou nesta segunda-feira (18) na última fase em Mossoró. Desta vez, o público-alvo é composto pelos professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. Esta fase termina no dia 5 de junho.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, nesta última etapa devem ser vacinadas 13.991 pessoas, sendo 4.854 professores e 9.137 adultos de 55 a 59 anos. O coordenador municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, afirma que até o momento 66.428 pessoas foram imunizadas desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Ele lembra que esses dados estão em constante atualização, já que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda estão enviando os dados para o setor realizar o cadastro referente a quantidade de doses aplicadas.

“Inicialmente, o público estimado era de 95.557 pessoas integrantes dos grupos prioritários, no entanto, ao longo da campanha o Ministério da Saúde inseriu novos públicos a serem imunizados, como os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, pessoas com deficiência, não estando inclusos na estimativa inicial. Os trabalhadores das forças de segurança e salvamento, apesar de fazerem parte dos grupos prioritários desde o início, também não estavam contabilizados no público total preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica. 
 
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Etevaldo de Lima alerta que de acordo com os dados inseridos no sistema até o momento é possível perceber grande parte do público da 1ª etapa da 3ª fase ainda não foi vacinada. “Faltam muitas crianças, gestantes e puérperas se vacinarem, além de doentes crônicos (grupo prioritário da 2ª fase da campanha). Essas pessoas e de outros grupos que ainda não receberam a dose da vacina podem se dirigir as UBSs para serem imunizadas”, enfatiza.

Na última sexta-feira, o setor municipal de Imunizações recebeu a 8ª cota de vacinas contra influenza, um total de 22.500 doses. Até o momento, Mossoró já recebeu
aproximadamente 103.100 doses.

É importante lembrar que além do documento oficial com foto, o público a ser vacinado deve levar algum documento comprovando que faz parte de algum grupo prioritário, como contracheque, prescrição médica com indicação clínica para vacina, etc.

Drive-Thru de vacinação

Na manhã desta segunda-feira (18), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou a primeira Edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2020. A mobilização contou com a parceria da Prefeitura de Mossoró, através do setor Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, com a atuação dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel).

A ação na modalidade Drive-Thru, aconteceu a partir das 8h, em frente ao Epílogo de Campos, e foi voltada para professores, bem como pessoas na faixa etária dos 55 aos 59 anos de idade, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que prioriza os grupos de risco na rede pública.

Comentários