Dois frascos com 20 doses de vacinas contra Covid-19 desapareceram de um posto de vacinação em Mossoró no dia 30 de março. Passados quase 3 meses, o caso ainda segue sem uma solução.
As doses “sumiram” da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Belo Horizonte. Na época, a secretária de Saúde, Morgana Dantas, relatou que um dia antes do sumiço, a UBS recebeu 60 doses do imunizante.
Ainda de acordo com Morgana, a Secretaria de Saúde iria abrir uma sindicância própria para apurar o desaparecimento. A Polícia Civil também iria investigar paralelamente.
O portal procurou a assessoria da Secretaria de Saúde para saber mais informações sobre a investigação. Em resposta, a assessoria se limitou a responder que “só a polícia poderia fornecer informações sobre a investigação”.
Questionada sobre a sindicância própria feita pelo município, como foi informada pela secretária, a assessoria preferiu não comentar o assunto.
Perda técnica
Segundo dados da plataforma RN+Vacina, Mossoró já perdeu desde o início da vacinação em 19 de janeiro, 2.169 doses.
O Programa Nacional de Imunização do Brasil considera como perda operacional de vacina as perdas físicas e as perdas técnicas. As perdas físicas podem ocorrer nas seguintes situações: quebra de frasco, falha do equipamento de refrigeração, problemas no transporte, armazenamento inadequado e falta de energia elétrica. Já as perdas técnicas podem ocorrer pelo vencimento do prazo de validade da vacina ou pelo não alcance do número de doses previstas por frasco.
Foto: PMM