O encerramento do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) terá impacto em cinco escolas do Rio Grande do Norte. A decisão conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa foi comunicada pelo governo federal aos secretários de educação por meio de um ofício. Essa pauta era uma das prioridades da gestão do governo Bolsonaro.
As cinco escolas municipais do Rio Grande do Norte que aderiram ao programa entre 2020 e 2022 serão afetadas pela decisão. Três delas estão localizadas em Natal, uma em Parnamirim e uma em Pau dos Ferros, sendo que nesta última a implementação do programa não chegou a ocorrer. Vale ressaltar que o governo do estado do RN não aderiu ao programa para as escolas estaduais.
De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC), as escolas afetadas pelo encerramento do Pecim são as seguintes:
Escola Municipal João XXIII, localizada em Natal.
Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, situada em Natal.
Escola Municipal Prof. Maria Alexandrina Sampaio, também em Natal.
Escola Municipal Professora Nila Rego, em Pau dos Ferros.
Escola Municipal Senador Carlos Alberto de Souza, em Parnamirim.
O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares buscava promover a implementação de um modelo de gestão compartilhada entre civis e militares em unidades escolares públicas.