As cirurgias eletivas que estavam suspensas há 11 meses em Mossoró voltam a ser realizadas a partir desta segunda-feira (16). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas 400 cirurgias mensalmente.
Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes que estão na fila de espera começaram a ser comunicados sobre as cirurgias na última sexta-feira (13). O investimento é da ordem de cerca de R$19 milhões, com contrapartida de R$ 7 milhões do município.
Serão 400 cirurgias realizadas mensalmente, tais como ginecológicas, cirurgias geral, ortopédicas e oftalmológicas. Os hospitais credenciados são a Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim), Wilson Rosado e Casa de Saúde Santa Luzia, pertencente a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
Com os encaminhamentos, os pacientes vão dar início aos procedimentos pré-operatórios, como a realização de consultas e exames. “Vamos seguir rigorosamente a fila de espera e os pacientes serão informados sobre a ordem de atendimento”, explica a prefeita Rosalba Ciarlini. Atualmente são cerca de 1.200 pacientes que serão submetidos às cirurgias.
Além da contrapartida, a prefeita Rosalba Ciarlini autorizou a complementação de leitos de UTI e cateterismo cardíaco.
As cirurgias eletivas serão realizadas a partir de um termo de cooperação firmado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.