O Hemocentro de Mossoró informa que o estoque de sangue do tipo O- está em estado crítico. Diante do problema, a instituição convoca doadores para assegurar a realização de procedimentos cirúrgicos nas unidades de saúde do município.
Segundo a Assistente Social do Hemocentro, Wancelia Oliveira, cirurgias estão sendo canceladas por falta de sangue do tipo O-.
“O Hemocentro pede socorro aos doadores O-, estoque crítico desse tipo de sangue estamos chegando ao ponto de cancelar cirurgias por falta desse tipo de sangue”, relatou.
Como doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.
A instituição alerta também que é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses, para mulheres.
O Hemocentro fica ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto em Mossoró. A instituição funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado.