A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), segue promovendo uma transformação histórica no centro da cidade. Mais de 300 famílias de comerciantes que antes atuavam nas calçadas, em condições precárias, agora passam a contar com um espaço digno e estruturado para exercerem suas atividades diárias: o novo Centro Comercial de Mossoró.
O equipamento público foi entregue por completo à população em abril e oferece infraestrutura moderna, com boxes padronizados, água encanada, energia elétrica e segurança 24 horas, garantida pela presença fixa da Guarda Civil Municipal. A mudança, que representa a realização de um antigo sonho para os trabalhadores do comércio informal, também contribui com a organização urbana e a mobilidade do centro da cidade.
A comerciante Valderlúcia Santos, uma das novas ocupantes do Centro Comercial, comemorou a conquista. “Antes não era fácil trabalhar aqui, sem conforto nenhum, no sol. E hoje, nesse espaço, eu não tenho palavras para agradecer. É só gratidão a Deus que proporcionou esse lugar que é maravilhoso”, relatou.
A SEDINT tem mantido diálogo constante com os comerciantes durante o processo de transição, auxiliando na transferência dos profissionais para o novo ambiente. Segundo o gerente de Espaços Públicos, Suendel Carlos, o prazo final para desocupação das calçadas é 23 de maio. “Estamos fazendo o acompanhamento com o pessoal do centro da cidade, especialmente na tradicional rua Coronel Gurgel e adjacências. Eles receberam a notificação para retirar as antigas estruturas até o dia 23. A boa notícia é que grande parte dos comerciantes já está no Centro Comercial, e a meta é que todos estejam lá até o prazo final”, explicou.
Ainda de acordo com Suendel, o processo tem sido pautado no diálogo e na colaboração mútua. “É um momento de muito diálogo. Estamos conseguindo tudo conversando. Não arrancamos nenhum box. Os próprios comerciantes estão colaborando e o trabalho tem sido exitoso”, destacou.
Após o prazo estabelecido, a atuação da SEDINT será em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), que ficará responsável pela fiscalização das calçadas para garantir o cumprimento da nova organização do espaço urbano.