Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (30), feriado municipal, Mossoró será palco de mais uma edição do tradicional Cortejo da Liberdade, evento que celebra os quatro grandes atos libertários do povo mossoroense: a Abolição dos Escravos, que completa 141 anos, o Motim das Mulheres, o Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao Bando de Lampião.
Organizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o evento acontecerá na avenida Rio Branco, no chamado Corredor Cultural. A concentração será no cruzamento com a rua Nísia Floresta (em frente à Socel), com início previsto para as 18h, e o cortejo seguirá até o Memorial da Resistência, onde estará instalado o palanque com as autoridades municipais e estaduais.
A abertura do evento ficará por conta da Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai, que executará o Hino Nacional. Em seguida, o desfile cívico terá início com a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto das zonas urbana quanto rural. A programação também incluirá a participação de escolas da Rede Estadual de Ensino, Fanfarra Independente, Instituto Alvorada, Lojas Maçônicas, Desbravadores e Aventureiros, além da Banda Marcial Felipe Tavares, vinda de São José de Mipibu-RN, e do Corpo de Bombeiros Civil.
O cortejo contará ainda com um desfile militar e cultural, reunindo diversas instituições que representam a segurança pública, a educação e outras áreas. Entre as forças de segurança pública presentes, estão o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal.
O Cortejo da Liberdade é realizado com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (SME), Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), reunindo diversas entidades da sociedade mossoroense e simbolizando a luta e o avanço das liberdades civis na cidade.
Comentários