A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, testou 135 pessoas para o novo coronavírus nesta quinta-feira (2) no Mercado Lindon Johnson Vieira (Vuco-Vuco). Os testes rápidos foram realizados nos proprietários e funcionários dos espaços com o objetivo de identificar possíveis casos positivados e encaminhar a uma Unidade de Saúde para receber os cuidados necessários.
Os resultados dos testes foram informados aos usuários também na manhã de hoje. Inicialmente 160 comerciantes se enquadravam no perfil epidemiológico para testagem. Desse número, 25 não compareceram e 135 foram efetivamente testados, sendo 116 casos negativos e 19 positivos. A Secretaria de Saúde vai monitorar todos os casos positivados.
adSenseBoxX
A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado, participou da ação com diversos servidores da saúde e explicou o motivo dos testes nos comerciantes. “Os exames são para as pessoas que trabalham no Vuco-Vuco, que estão aqui no dia a dia. Dessa forma vamos ter um mapa de como está a situação da covid-19 nesse local. Os que forem positivados recebem as orientações médicas necessárias, se afastam do trabalho e passarão a ser monitorados. Os que são negativos a gente vai reforçar os cuidados porque aqui é um ambiente que muitas pessoas circulam. Se o trabalhador estiver protegido, ele vai também proteger outras pessoas que vêm aqui.”, disse.
Rosalba ainda informou que a Prefeitura de Mossoró está planejando mais testagens em outros equipamentos públicos e bairros da cidade. “Nós queremos ampliar esse teste em outros locais, por isso estamos comprando 5 mil testes e também solicitamos mais 20 mil ao Ministério da Saúde. Quando esses testes chegarem nós vamos poder testar muito mais mossoroenses.”, afirmou a prefeita.
Nesta nova fase de testagem dos equipamentos, a Prefeitura de Mossoró está disponibilizando 3 mil testes. O Município já testou mais de 5 mil pessoas e pode chegar a 33 mil pessoas testadas da covid-19, somando os 3 mil, 5 mil que estão sendo comprados e 20 mil do Ministério da Saúde.