O avião da VoePass que caiu nesta sexta-feira (9) em São Paulo era um ATR-72, o mesmo modelo utilizado pela companhia para voos no Rio Grande do Norte, na rota Natal-Mossoró. A VoePass, que é a nova denominação da antiga Passaredo, começou a operar essa rota no início deste ano após um acordo do Governo do Estado com a Latam em setembro do ano passado.
A rota Natal-Mossoró já foi alvo de reclamações de passageiros devido a remarcações de última hora, falta de passagens e transferências de itinerário por transporte rodoviário.
O modelo ATR-72, fabricado pela franco-italiana ATR, é o turboélice de médio porte mais vendido no mundo. No Brasil, as companhias VoePass e Azul utilizam aeronaves desse modelo, que tem capacidade para entre 64 e 72 passageiros, dependendo da configuração da companhia aérea.
Acidente
Nenhuma das 62 pessoas a bordo — 58 passageiros e quatro tripulantes — sobreviveu ao acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da VoePass. O voo, que tinha partido de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), envolvia um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.