No primeiro dia da edição 2017 da Feira do Livro de Mossoró, no Partage Shopping, a Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, do Sumaré, levou para o palco do evento uma das maiores expressões artísticas populares do Nordeste. O pastoril foi apresentado pelos alunos do 3º Ano da escola, coordenado pela professora Maria Goreth de Medeiros.
“Nós mantemos na nossa escola um grupo de dança que tem como foco a expressão cultural popular em que nosso objetivo é manter vivas as danças da nossa região como é o caso do pastoril. Com esse projeto nós incentivamos nossos alunos a conhecer mais sobre a própria cultura”, explicou a professora Maria Goreth.
Além de incentivar a prática da cultura popular a escola ainda promove noções sobre educação ambiental com os alunos que fazem parte do grupo de dança. Todo o figurino usado pelos alunos na apresentação do pastoril foi confeccionado com material reciclado.
“Devido à dificuldade financeira ficou difícil fazer uma produção de figurino para as apresentações. Mas mesmo com as dificuldades não poderíamos parar com as apresentações e veio a ideia de reciclar material que iria para o lixo e ainda conseguimos despertar nas crianças o respeito pelo meio ambiente”, disse a professora.