Os pais, amigos e familiares do pequeno Davi Lucas estão mobilizados em uma campanha para conseguir bolsas de sangue para o bebê. A criança nasceu prematura, teve complicações e está internada na UTI Neonatal da Maternidade Almeida Castro, em Mossoró
As doações, de qualquer tipo sanguíneo, devem ser feitas no Hemocentro Mossoró, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em nome do bebê Davi Lucas Brilhante Silva, ou da mãe, Louise Shandelly Brilhante Saraiva Medeiros.
Ao MN, a tia de Davi, Linorrany Brilhante, contou que o bebê nasceu há 15 dias. A mãe estava no sétimo mês de gestação quando sentiu contratações e precisou ser submetida ao procedimento de emergência.
O bebê foi internado na UTI da maternidade e a família orientada por funcionários a fazer a campanha porque o Hemocentro poderia não ter sangue suficiente.
“Devido está tomando antibióticos fortes para combater uma bactéria no sangue, Davi ficou com as plaquetas baixas”, disse a tia.
Como doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.
A instituição alerta também que é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses, para mulheres.
O Hemocentro fica no bairro Aeroporto, e funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado.