O Rio Grande do Norte superou a meta de disponibilidade de leitos críticos para atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19. Neste domingo (12), o estado registrou ocupação de 77,46% dos leitos de UTI ou semi-intensivos. A meta para início da próxima fase da retomada econômica era 80%.
Andamento da Fração 2 do Plano de Retomada da Economia depende de ocupação de leitos de UTI
De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, dos 284 leitos críticos públicos e contratados junto a hospitais privados, 220 estão ocupados, 50 estão disponíveis e 14 estão bloqueados.
adSenseBoxX
No início da tarde, a fila de espera chegou a ficar zerada, mas havia um novo paciente aguardando regulação por volta das 16h15. A média de tempo para essa regulação, que já chegou a superar as 30 horas, agora está em 4h01.
De acordo com o monitoramento epidemiológico da Covid-19 feito pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nas últimas três semanas, todas as regiões do estado apresentam uma diminuição da incidência da doença.
“Se nós fôssemos considerar o platô para chegar na queda, nós já iniciamos a nossa queda dos dados epidemiológicos”, afirma Alessandra Luchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap