Foto: Adriano Campelo
Com as últimas chuvas, pelo menos 10 reservatórios do Rio Grande do Norte registraram níveis acima dos 80%. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), que apontou o açude Gargalheiras, em Acari, próximo da sangria, e a reserva hídrica do Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz, atingindo capacidade máxima. Além destes, outros três açudes também registraram sangria.
No Seridó, o açude Gargalheiras alcançou nesta terça-feira (2) a marca de 39,6 milhões m³, atingindo assim 89,36% de sua capacidade total. Na região do Trairi, o reservatório Santa Cruz do Trairi alcançou 100% de seu volume total.
Outras reservas hídricas que estão acima dos 80% incluem Currais, em Itaú; Encanto, em Encanto; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Beldroega, em Paraú; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Dourado, em Currais Novos; Lagoa do Boqueirão, em Touros; Pataxó, em Ipanguaçu; e Campo Grande, em São Paulo do Potengi.
Os reservatórios do RN atingiram 55,38% de seu volume total, o maior percentual dos últimos três anos, de acordo com o Igarn.
A barragem Mendubim, localizada em Assú, atingiu 100% de sua capacidade neste domingo, 31 de março, assim como o açude público de Riacho da Cruz. O açude Malhada Vermelha, em Severiano Melo, começou a sangrar no último sábado, 30 de março.
A barragem Umari, em Upanema, acumula 85,57% de sua capacidade total, enquanto a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, registra 64,84% de sua capacidade total. A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 67,54% de sua capacidade total.
Comentários