A gestão da prefeita Divanize Oliveira celebra mais uma importante conquista: o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), referente ao período de 2021 a 2024. O anúncio dos municípios contemplados com a certificação foi feito nesta quarta-feira (6).
O Selo é concedido aos municípios que empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhoraram os indicadores da educação; investiram na saúde física e metal de meninas e meninos; protegeram crianças e adolescentes das violências e garantiram proteção social às famílias vulneráveis, entre outras ações.
Por meio de suas redes sociais, a prefeita Divanize Oliveira comemorou o resultado. “Esse Selo é muito mais que um prêmio; é um símbolo de cuidado com nossa gente, com nossas crianças e jovens. Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho que foi realizado, um trabalho executado a partir de muitas mãos, de forma integrada entre as nossas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania”, destacou a gestora.
Entre as ações realizadas ao longo dos últimos quatro anos que levaram Baraúna a conquistar o Selo Unicef destacam-se os atendimentos promovidos pelo Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS), o acompanhamento da frequência das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, a parceria com órgãos como Senai e Senac para oferta de cursos profissionalizantes, entre outras atividades, como a programação do “Maio Laranja”.
Sobre o Selo Unicef
Ao aderir ao Selo Unicef, o Município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente e a participação de adolescentes.