zona rural

“Graças a Deus a água chegou”: moradores celebram perfuração de poço em Passagem do Rio


“Graças a Deus a água chegou”: moradores celebram perfuração de poço em Passagem do Rio

Foto: Lucas Bulcão

Moradores da comunidade Passagem do Rio, zona rural de Mossoró, celebram a perfuração de um novo poço na região, equipamento aguardado há mais de 10 anos e que vai atender, com água de qualidade, mais de 150 famílias não apenas de Passagem do Rio, mas também de localidades adjacentes, como São João da Várzea e Camurupim. A perfuração foi realizada pela Prefeitura de Mossoró.


“Estou muito feliz. Graças a Deus a água chegou. Aqui o que estava faltando era a água. A gente ia para o outro lado, arriscando a vida na estrada que é muito estreita, buscar água em São João da Várzea. Agora vai ficar bom”, relatou o agricultor João Batista.


A comunidade possuía um poço, mas que não fornecia água de qualidade, o que impedia a utilização do líquido pela população. “A comunidade toda estava esperando há mais de dez anos pela perfuração do poço, porque a água não era boa, e agora todos estão muito contentes com essa conquista. Com certeza, é a realização de um sonho. Com água de qualidade, a gente fica ainda mais satisfeito”, comentou Jéssica Paula, representante dos moradores de Passagem do Rio.


O senhor Antônio Mossoró, que reside em Passagem do Rio há mais de 80 anos, conta que além do novo poço, o trabalho da Prefeitura é constatado em outros avanços na comunidade. “A gente tava precisando desse poço, porque aí a água fica boa para todos nós, para quem plantar, beber, tem água para nós. É um benefício para todo mundo. Nós temos o posto de saúde, temos a estrada, temos água. Temos terra cortada, está plantada aí. Está bom demais”, elencou.


O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira, explica que com a conclusão da perfuração, o próximo passo é a finalização da instalação do poço, o que deve ocorrer até o final de maio. “Com a solicitação da comunidade, fizemos aqui a marcação do local e a perfuração do poço. O sucesso da perfuração vai fazer com que a gente consiga fazer a instalação. E agora a gente vai ter uma água de qualidade”, enfatizou o secretário, acrescentando:


“Aqui é uma ação do ‘Mossoró Realiza’ e também do programa ‘Mossoró Rural’. Tudo começa com a identificação da demanda da comunidade. Aqui existia um poço antigo, mas com uma qualidade de água que era difícil a utilização, então mesmo com o dessalinizador a gente tinha uma série de manutenções. Esse poço foi perfurado com aproximadamente 100 metros de profundidade”, concluiu Faviano.

Comentários