Com o início do período de veraneio e o consequente afastamento de muitas pessoas da cidade, o Hemocentro de Mossoró enfrenta um desafio crítico para manter o estoque de sangue em níveis adequados. A unidade, localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), está convocando doadores e toda a sociedade a contribuírem com este gesto de solidariedade, essencial para salvar vidas.
De acordo com Micheline Fernandes Costa, assistente social do Hemocentro, o estoque de sangue do tipo “O” positivo, o mais comum, encontra-se em nível crítico. “Entre dezembro e janeiro, as pessoas costumam viajar, o que reduz significativamente as doações. Precisamos de 50 a 60 bolsas de sangue aptas por dia, mas raramente atingimos esse número. É um momento delicado, e pedimos que aqueles que pretendem viajar considerem doar sangue antes de sair da cidade. É um gesto de amor e solidariedade ao próximo”, ressaltou.
Como doar sangue?
O Hemocentro Mossoró funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h às 17h.
Antes de realizar a doação, os voluntários passam por uma entrevista com cerca de 20 perguntas sobre saúde e estilo de vida. Dependendo das respostas, o candidato pode ser considerado apto ou não para a doação.
A convocação é aberta para doadores de todos os tipos sanguíneos. “Cada doação faz uma grande diferença. Estamos contando com a solidariedade da população para normalizar os estoques e atender à demanda da região”, enfatizou Micheline.