A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar a partir do dia 1º de março, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Segundo o município, as doses serão destinadas à ampliação do público idoso que conta com um escalonamento etário e que já vinha imunizando os idosos a partir dos 90 anos na cidade.
“Os agentes de saúde das unidades básicas já têm um acompanhamento dos idosos nas áreas de abrangência das suas UBS’s, mas as pessoas podem informar a UBS sobre o idoso, fazer o cadastro no sistema RN Mais Vacina e a vacinação deste idoso vai acontecer com agendamento”, disse Morgana Dantas, secretária municipal de saúde.
Mossoró recebeu um total de 2.180 doses da vacina Astrazeneca/Oxford. De acordo com o coordenador de imunizações, Etevaldo Lima, o Estado ainda aguarda receber do Ministério da saúde, doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Este tipo de vacina já foi utilizado na vacinação de profissionais de saúde e idosos mossoroenses. A expectativa é que na próxima semana, venham para Mossoró 610 doses da Coronavac.
Etevaldo afirma que a ideia é não manter vacina parada: “Vamos ter a próxima semana para terminarmos a vacinação dos idosos de 85 a 89 anos e depois havendo disponibilidade de vacinas, devemos passar a vacinar os idosos de 80 a 84 anos de idade, disse Etevaldo. Os agentes de saúde já têm o seu quantitativo de idosos das suas micro áreas e de acordo com este quantitativo o próprio agente vai estar agendando o atendimento desse idoso na UBS”, conclui.
Até agora, 12.787 pessoas já foram vacinadas na cidade. Este número muda constantemente devido à inclusão de mais dados, feita pelas salas de vacina na plataforma RN Mais Vacina.