O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (1º) dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte: um amarelo e um laranja. Os dois alertas são válidos até às 10h desta terça-feira (2).
Segundo o alerta laranja, que atinge 52 cidades do RN, há possibilidade de chuva de 30 a 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h. Este cenário traz risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Por sua vez, o alerta amarelo, que abrange os outros 115 municípios do estado, indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Diante dessas condições, o Inmet aconselha a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Como medida de segurança, é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as chuvas, sempre que possível, conforme orientações do Inmet.