O Instagram lançou nesta quarta-feira (5) o Threads, uma rede social criada para rivalizar com o Twitter, que anunciou há alguns dias um limite temporário para leitura de posts. Disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS), o Threads aproveitará o amplo alcance de seu aplicativo-irmão para conquistar usuários.
Uma das principais vantagens do Threads é a integração com o Instagram, que possui uma base de mais de 2 bilhões de usuários. Com isso, os usuários poderão fazer login na nova rede social e encontrar seus amigos por meio de suas contas já existentes no Instagram. Aqueles que tiverem as duas contas conectadas poderão exibir o número de inscrição no Threads em suas bios do Instagram. Inclusive, Mark Zuckerberg foi o primeiro a aderir à plataforma, mostrando seu apoio ao novo aplicativo.
O Threads foi anunciado como uma plataforma de “atualizações em tempo real e conversas públicas”, e se assemelha a outras redes sociais como Twitter, Bluesky e Mastodon. Os usuários poderão fazer posts de até 500 caracteres, além de compartilhar links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também será possível curtir, comentar e compartilhar as publicações de outras pessoas.
Uma diferença notável em relação ao Twitter é que o Threads não possui uma seção de trending topics, que mostra os assuntos mais comentados na rede. No entanto, a nova rede social afirmou que esse recurso será lançado futuramente. Além disso, os usuários do Threads têm controle sobre quem pode responder às suas publicações, podendo escolher entre todos os usuários, apenas aqueles que estão seguindo ou somente as contas mencionadas. A plataforma também conta com recursos de segurança, como um filtro que oculta termos específicos em comentários. Além disso, os usuários que foram bloqueados no Instagram também serão bloqueados no Threads.
Inicialmente, o lançamento do Threads estava programado para quarta-feira (6), às 11h. No entanto, o Instagram decidiu adiantar a disponibilidade do aplicativo, que foi lançado nesta quarta-feira (5), às 20h