Foto: Reprodução
Desde 2021, Mossoró não enfrenta mais problemas relacionados à falta de insulina na rede municipal de saúde, uma realidade bem diferente de tempos atrás, quando pacientes denunciavam, constantemente, a ausência do medicamento indispensável à vida para quem sofre de diabetes.
Ana Cristina Arrais, por exemplo, é mãe do pequeno Tito Arrais, de 10 anos. Ela conta que o filho foi diagnosticado com diabetes Tipo 1 em 2017, aos três anos. Ao buscar o atendimento na Secretaria Municipal de Saúde, naquela época, Ana se deparava com a falta constante de insulina.
“A gente enfrentava muitas dificuldades, faltava muito, às vezes ficávamos dois, três meses sem, era um caos. Chegávamos às 5h na Secretaria, quando era a nossa vez de receber, diziam que a insulina tinha acabada. Desde que iniciou a gestão de Allyson a gente não enfrenta problemas de falta, é super tranquilo”, relata Ana.
Outro diferencial, segundo atesta Ana Cristina, é a entrega dos insumos que auxiliam no controle da diabetes, como as fitas, lancetas e agulhas para medição da glicemia dos pacientes. “Antes a gente não tinha esses insumos”, confirmou.
De acordo com dados oficiais, cerca de 200 mil insulinas foram distribuídas durante a gestão do prefeito Allyson, beneficiando mais de 1 mil pessoas mensalmente. “O que nos motiva a continuar trabalhando cada vez mais por Mossoró são depoimentos como o de Ana Cristina e tantas e tantas pessoas que tiveram a sua dignidade respeitada, com os serviços de saúde acontecendo pra valer, sem interrupção, com as insulinas entregues mensalmente, como tem que ser”, disse o Allyson.
Comentários