A incidência de raios no Rio Grande do Norte teve um aumento significativo de 28% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Neoenergia Cosern, foram registrados 104.661 raios de janeiro a junho deste ano, enquanto no mesmo período de 2022, foram 75.702.
Os registros mostram que a cidade de Mossoró liderou o ranking de incidência de raios em todo o estado nos dois períodos analisados. A quantidade de descargas elétricas na região tem preocupado as autoridades e a população, pois além dos danos que podem ser causados à infraestrutura, os raios também representam um risco para a segurança das pessoas.
Os raios que caíram este ano provocaram mais de 1.400 interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando a rotina de milhares de moradores do Rio Grande do Norte. Além disso, aproximadamente 400 equipamentos do sistema elétrico da distribuidora foram danificados, incluindo postes, transformadores, isoladores e cabos.
Os danos provocados pelas descargas elétricas não se limitam apenas à distribuidora de energia, pois os raios também podem comprometer as instalações elétricas das residências. Por esse motivo, é fundamental que os moradores mantenham suas instalações elétricas em bom estado de conservação e realizem manutenções periódicas.
O engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern, Rafael Biondi, alerta para a importância das precauções durante tempestades acompanhadas de raios. Ele ressalta que retirar os aparelhos elétricos das tomadas durante esses períodos é uma forma de prevenir choques elétricos e danos nos eletrodomésticos.