Motoristas do aplicativos de transporte de passageiros, Uber, realizará um protesto nesta segunda-feira (30), em Mossoró e em várias outras cidades do país contra o projeto de lei que regulamenta o serviço.
A proposta será votada no Senado na terça-feira (31). Em Mossoró, uma carreata vai sair às 9 horas no Posto Santa Luzia (PSL) no bairro Nova Betânia e seguirá até a Estação das Artes, percorrendo várias ruas e avenidas.
A organização nacional dos protestos também orienta que os motoristas desliguem os aplicativos. Segundo a organização, em Mossoró o aplicativo será desligado das 6 horas até o término do protesto.
“Alguns senadores estão fazendo isso sem pensar em como essa lei do retrocesso vai prejudicar a vida de cada uma das 17 milhões de pessoas que, como você, usam o aplicativo da Uber. Também não estão considerando o impacto sobre a vida dos nossos mais de 500 mil motoristas parceiros que dependem dessa renda para viver. Somos a favor da regulamentação. Mas não de proibições. Junte-se a nós e diga não à lei do retrocesso. Diga não ao PLC 28/2017 nas redes sociais”, diz a Uber.
Abaixo alguns itens do projeto de lei:
- Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis
- Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem
- Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida
- Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros
- Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas