Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MPRN quer aplicação de hora-relógio à jornada dos professores em Mossoró

Por: Redação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que Mossoró adote imediatamente o cumprimento integral da carga horária, com base na hora-relógio, para todos os professores da rede pública de ensino da cidade, garantindo tratamento isonômico para a categoria. Esse foi o pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca à Justiça, em uma ação civil pública (ACP) contra o Município.

A 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró instaurou um inquérito civil com o objetivo de apurar o cumprimento total da jornada de trabalho dos professores da rede municipal, tendo em vista a correta distribuição de atividades pedagógicas por profissional e o tempo atribuído para a execução das tarefas.

Foi constatada uma divergência em torno do parâmetro de cálculo da carga horária distribuída aos professores, se a hora-aula ou a hora-relógio. Aplicando a hora-aula, calculada em 50 minutos, os intervalos de 10 minutos são computados como tempo de efetiva interação com os alunos. Do contrário, aplicando a hora-relógio, apenas o tempo real em sala de aula é levado em consideração, gerando um excedente final para distribuir.

O cálculo segue o que preconiza uma lei federal, segundo o qual a jornada de trabalho deve observar o limite máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos, sendo o tempo restante destinado à atividade extraclasse.

Para o MPRN, o critério tem implicações jurídicas importantes para o Sistema Público Municipal de Ensino: é essencial para harmonizar a política remuneratória dos professores e, com isso, garantir o mandamento constitucional de oferecer ao cidadão uma educação pública e gratuita de qualidade (garantindo 800 horas de aula de 60 minutos por ano).

Outro pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca na ACP é que a Justiça determine à secretária municipal de Educação o encaminhamento de relatório comprovando o integral cumprimento da carga horária dos professores com base na hora-relógio, devendo apresentar o novo déficit de professores para a rede pública municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.