A chegada do período de chuvas exige da população cuidados redobrados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste contexto, a Prefeitura de Mossoró reforça junto aos moradores os cuidados na prevenção às arboviroses.
O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no combate ao mosquito Aedes aegypti acontece durante todo o ano. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza visitas repassando aos moradores informações e orientações para promoção de hábitos e atitudes que colaboram no combate ao mosquito.
As altas temperaturas e período de chuvas exigem da população mais cuidados para eliminação de focos do mosquito. “No período de chuvas há o excesso de água exposta e faz com que o mosquito se prolifere cada vez mais. A atenção tem que ser redobrada para que as pessoas tenham o cuidado de manter os quintais sempre limpos e os reservatórios de água cobertos”, explicou Sandro Elias, diretor do Centro de Controle de Zoonoses.
“O trabalho do agente de endemias é muito importante, pois ele tem o papel de achar o foco e eliminá-lo. Além disso, ele orienta o morador para os cuidados com a limpeza dos imóveis com o objetivo de manter a população sempre vigilante”, frisou o diretor do CCZ.