A noite de quarta-feira (12), em Mossoró foi marcada por uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM), através da Patrulha Maria da Penha que realizou um trabalho de conscientização contra a violência doméstica. A ronda faz parte das atividades da Semana da Mulher que está sendo realizada pela Prefeitura de Mossoró.
A ação da GCM aconteceu em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (SEMASC) e foi realizada em bares e restaurantes de Mossoró. A ronda da Patrulha Maria da Penha foi coordenada pela comandante da Guarda Civil Municipal Gabriela Saiara e pela sub-comandante Lilian Cinthia.
Várias viaturas entre carros e motocicletas da GCM atuaram na ronda de conscientização. Ao chegar aos locais previamente escolhidos, as agentes juntamente com profissionais da Semasc pregaram cartazes, realizaram panfletagem com os clientes e fizeram orientações referentes ao combate a violência contra as mulheres. “Hoje nós da GCM estamos com uma ronda nos bares e restaurantes mostrando a importância das pessoas denunciarem a violência contra as mulheres. Existe uma lei municipal que obriga os estabelecimentos a fixarem esses cartazes com o objetivo de reforçar o trabalho em defesa das mulheres”, destacou a comandante Saiara.
O secretário municipal de Assistência Social Etevaldo Almeida que também participou da ação da GCM ressaltou a importância da conscientização em defesa das mulheres. “Essa ação de sensibilização que está sendo realizadas nos bares e restaurantes é uma atividade articulada que está dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher e todas as secretarias estão atuando como o objetivo de garantir que as mulheres tenham todos os seus direitos assegurados”, detalhou Etevaldo.
A comandante Saiara lembrou também que o combate à violência contra a mulher em Mossoró é um trabalho que é realizado de forma contínua pela Patrulha Maria da Penha e que o serviço está disponível 24 horas para que as mulheres que se sentirem ameaçadas ou que estejam em situação de violência possam acionar o serviço. “Nós temos um pelotão especial que é a Patrulha Maria da Penha com duas viaturas exclusivamente para atender às mulheres vítimas de violência, sendo uma das viaturas exclusiva para fazer o acompanhamento das vítimas, do momento da denúncia e em todo o decorrer do processo”, detalhou. Os números para solicitar os serviços da Patrulha Maria da Penha são: 153 e também por meio do whatsap disk denúncia através do número: (84) 9 8631-7000.