A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), uma nova estratégia comercial para a definição dos preços de diesel e gasolina. A política atual encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação, passando a adotar como referências o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
De acordo com a empresa, o custo alternativo do cliente engloba as alternativas de suprimento oferecidas por fornecedores dos mesmos produtos ou por produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras baseia-se nas diversas opções disponíveis para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto.
A Petrobras destaca que as premissas fundamentais dessa nova estratégia são a busca por preços competitivos em cada polo de venda, uma participação “ótima” da empresa no mercado, a otimização de seus ativos de refino e a busca pela rentabilidade de forma sustentável.
“Nosso modelo levará em consideração a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, conforme divulgado em nota.
A nova estratégia de precificação não seguirá uma periodicidade definida, evitando repassar a volatilidade dos preços internacionais e do câmbio diretamente aos consumidores brasileiros, conforme informa a empresa.
“A precificação competitiva também mantém um nível de preços que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que oferece aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota divulgada.
As decisões sobre os preços continuarão a ser subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.