A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último sábado (23), a entrega das insulinas de alto custo e insumos para pacientes diabéticos, em Mossoró. Segundo a secretaria, foram investidos o montante R$ 312.091 nas compras de 2.903 unidades da Tresiba e 2.175 unidades da Novorapid.
De acordo com a coordenadora das Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Município, Conceição Negreiros, as insulinas chegaram na noite da sexta-feira (22). No sábado foram distribuídas 200 fichas, Conceição Negreiros também realizou palestras educativas curtas, para os pacientes presentes na fila de espera para o recebimento das insulinas, orientando sobre cuidados com a saúde dos diabéticos, os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde.
“Com o recadastramento que foi realizado nos últimos meses, a entrega desse material foi otimizada, porque todos os pacientes cadastrados possuem um número, o que facilita todo o processo. Antes os prontuários dos pacientes eram organizados por ordem alfabética”, explica.
adSenseBoxX
Além da entrega das insulinas e insumos, Conceição Negreiros faz questão de enfatizar que o objetivo do município é otimizar as ações para a instalação do Programa de Apoio ao Diabetes. “Nosso intuito é prestar toda assistência aos pacientes diabéticos, com o médico endocrinologista, psicólogo, assistente social para a realização de visitas domiciliares, fazendo todo o acompanhamento específico, de acordo com a necessidade de cada um”, comenta.
“Foi feito uma licitação e o município otimizou a compra, aumentando a oferta de insulinas. Atualmente temos cadastrados 863 pacientes diabéticos, recebendo insulinas de alto custo e insumos, através da Secretaria de Saúde”, destaca Conceição Negreiros.
A aposentada, de 74 anos, Maria de Lurdes Andrade, diz que foi diagnosticada com diabetes há quatro anos, e desde então vem recebendo as insulinas por meio da Secretaria de Saúde. “Eles desenvolvem um trabalho muito especial, me ajuda muito, porque não poderia pagar só com minha aposentadoria, e são muito humanos, cuidam de verdade da gente, se preocupam. Só tenho a agradecer por toda a ajuda”, afirma.