Os professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte paralisam suas atividades nesta terça-feira (11) em defesa da implantação do reajuste de 6,27% na carreira e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Educação. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN) e contará com atividades ao longo do dia.
Pela manhã, em frente à Assembleia Legislativa, será realizado um “Café com Luta” seguido de um ato público. No local, os manifestantes acompanharão a leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT), que ocorre na sede do Legislativo estadual.
Já no período da tarde, às 14h, o Sinte-RN realizará a primeira assembleia da categoria em 2025, no auditório do sindicato, para discutir os próximos passos da mobilização.
Segundo Bruno Vital, coordenador-geral do Sinte-RN, o governo estadual não pretende aplicar o reajuste do piso na carreira dos professores, o que motivou a paralisação. “Nesse sentido, iremos organizar nossa luta”, declarou o dirigente sindical.
A categoria cobra o cumprimento do reajuste e a valorização profissional, reforçando que a paralisação é um alerta ao governo para que as reivindicações sejam atendidas.