A taxa de mortes por covid-19 caiu quase cinco vezes após a vacinação da população do Rio Grande do Norte contra a doença, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde.
O estudo comparou os dados de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 no RN, com os números da primeira onda da pandemia, em 2020, quando ainda não havia vacinação contra a doença. O resultado foi um índice 4,7 vezes menor de mortes, em relação ao número de casos positivos da doença.
“Os dados são muito claros em mostrar como a vacinação tem um papel fundamental. No momento atual, com a chegada da variante Ômicron, temos uma taxa de letalidade muito baixa quando comparada às taxas das outras ondas, apesar de vermos um quantitativo de infecções muito alto. Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante”, disse Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do Comitê de Especialistas.