Agricultura segue com calendário de vacinação contra febre aftosa em Mossoró

Agricultura segue com calendário de vacinação contra febre aftosa em Mossoró

cotidiano

POR Caio Vale

15/05/2019

As equipes da Secretaria Municipal de Agricultura já iniciaram a execução do calendário de vacinação contra a febre aftosa. Nesta quarta-feira, 15, duas equipes estiveram no P.A. Maracanaú, São Raimundo, P.A. Cordão de Sombra I e II e Sitio do Meio. Nesta etapa da campanha, o serviço é executado totalmente pela Prefeitura de Mossoró.

De acordo com o secretário Jean Carlos Vieira, para este ano também houve mudança com relação à vacina. “A vacina mudou de triviral para biviral. Ao todo serão cinco mil doses, agora para animais de todas as idades”, destacou.

Segundo Jean Vieira, todas as comunidades rurais e assentamentos de Mossoró serão assistidos com a campanha de vacinação.  “Rebanhos com mais de 25 cabeças de gado, a vacinação é de responsabilidade do criador. Ao todo estamos investindo mais de R$ 20 mil com esta etapa de vacinação, com material, logística e assistência técnica”, afirmou.

Raimundo Galdino Filho, criador de animais e beneficiado com a vacinação, destacou que é um auxílio para o homem do campo a garantia da vacina. “As equipes vêm até o nosso curral e imunizam os animais. Sabemos que isso é um benefício não só para os nossos animais, mas até para a agricultura de exportação do Estado”, disse.

Com a ausência da equipe de vacinação do órgão do Estado, o município foi obrigado a alterar o calendário de vacinação contra a febre aftosa dos pequenos criadores. Em ofício entregue à Secretaria Municipal de Agricultura, o órgão estadual justificou a ausência pela contenção de despesas e a calamidade financeira decretada pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Comentários