Projeto leva saúde a moradores em situação de rua em Mossoró

Projeto leva saúde a moradores em situação de rua em Mossoró

cotidiano

POR Alyson Oliveira

10/08/2018

O Consultório na Rua é um programa executado pela Secretaria de Saúde de Mossoró que vem assegurando um atendimento de qualidade dos serviços de saúde aos indivíduos que estão em situação de rua na cidade. Mas muito mais que garantir atendimentos de qualidade, o Consultório de Rua oportuniza dignidade, respeito e acolhimento a pessoa que está em situação de rua.

Na tarde desta quinta-feira (09) o Consultório na Rua realizou uma ação na praça Vigário Antônio Joaquim, ofertando gratuitamente serviços de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, entrega de preservativos, testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de orientações contra IST/AIDS. “A gente faz essa ação de dois em dois meses em um ponto específico, para trazer saúde as pessoas que estão em situação de rua. Além dessas ações, trabalhamos todos os dias nas ruas e bairros da cidade.”, esclarece a coordenadora do Consultório na Rua, Aparecida de Sousa.

A equipe que atua no Consultório na Rua é composta por psicóloga, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente social, apoio técnico de segurança e coordenação. Os profissionais trabalham de segunda a sexta-feira das 17h às 21h, nas praças e bairros onde há maior concentração de indivíduos em situação de rua.

Fábio Júnior, morador de rua há 30 anos, vem recebendo os cuidados do Consultório de Rua há mais de 3 meses, para ele os serviços são de excelência. “Gosto muito do atendimento deles porque aconteceu um caso comigo que eles me ajudaram. Eu estava dormindo na rua e uma pessoa me esfaqueou na nuca que chegou a quebrar a lâmina, fui me recuperando e o Consultório de Rua foi um dos que mais me ajudou muito. Pra vocês deixo meu muito obrigado.”, afirmou Júnior.



Jenifer de Oliveira é natural de Salvador, mas mora em Mossoró desde criança, ela estava há quatro anos em situação de rua na cidade e depois do acompanhamento do Consultório, que para ela representa oportunidade e liberdade, está em processo de saída das ruas. “Passei quatro anos em situação de rua, estou saindo agora e tentando deixar meu vício. Nesse período conheci o Consultório na Rua e eles me ajudaram muito, em tudo que precisei, coisa que um morador de rua nem pensa em ter. O Consultório conseguiu ficha para psicólogo, consultas, dá conselhos pra gente, exames e preservativos.”, explica Jenifer.

O Consultório na Rua é um programa do Governo Federal desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró. A ideia do programa é ampliar a assistência dos mossoroenses que estão em situação de rua, acolhendo, atendendo, acompanhando e inserindo esses indivíduos nos serviços de saúde. Atualmente 149 pessoas estão cadastradas e recebem diariamente os cuidados do Consultório na Rua. Nos próximos dias a tendência é que esse número chegue aos 200 cadastrados, uma vez que o Consultório na Rua está cadastrando novos usuários.

Foto: Reprodução

Comentários

Thermas nl2
Biofit nl2
Modus n|2