Em diversas pesquisas realizadas e com divulgação nos periódicos científicos ou não, as tendências no mundo do fitness ou mesmo no Wellness, o treinamento com o peso corporal está entre as 5 que mais cresce nas duas áreas.
Mas afinal, o treinamento com peso corporal ou simplesmente Bodywheigth, funciona?
A resposta é sim.
O treinamento com peso corporal também conhecido como calistenia faz parte da nossa realidade a muito tempo. Nos últimos anos ele vem ganhando notoriedade e o envolvimento com estudos que conseguiram trazer mais qualidade a estes exercícios ao contrário de como aconteceu anteriormente, onde tudo era feito de maneira empírica.
O treinamento com peso corporal da grande liberdade pra que seja praticado, já que dispensa grandes equipamentos e acessórios para treinar. É possível realizar este tipo de treinamento em qualquer lugar onde possa se usufruir do mínimo de espaço e alguns pontos de apoio como bancos, podem ser na praça, barras fixas, degraus e com um pouco de criatividade qualquer pessoa pode sair do sedentarismo. A verdade é que o diferencial de hoje se dá pela orientação profissional necessária a qualidade de tipo de treinamento. Hoje a presença do profissional de Educação Física é essencial para se otimizar e dar segurança aos exercícios. Contudo, é completamente possível iniciar os exercícios com peso corporal até mesmo em casa. A tendência deste tipo de atividade física se dá por essa praticidade e pelos resultados obtidos quando praticada com regularidade e disciplina.
As tendências mudam de tempos em tempos, mas os resultados atrelados a estas não mudam sob o ponto de vista prático. Então o que faz um tipo de atividade física se sobressaia à outra?
Na maioria das vezes a necessidade de mudança faz com que novas tendências (mesmo essas sendo antigas) possam ressurgir pra que se tenha a variabilidade de treinos no mercado. Isto significa que é necessário mudar sim, mas com a responsabilidade de praticar de maneira correta a atividade física proposta e buscar a informação sobre a orientação profissional correta.
Em casa, na praça, no intervalo do trabalho a palavra chave é respeito.
Isso mesmo, em Mossoró, por exemplo, nosso fator climático com a existência de altas temperaturas mesmo em horas iniciais do dia, não nos proporciona muitas vezes seguir as dicas de blogs, colunas ou artigos diversos. O ideal é buscar respeitar nossos limites e ampliar o grau de dificuldades dos exercícios gradativamente quando não se tem um profissional para nos orientar.
Vamos todos buscar nos exercitar de maneira responsável e se possível buscar orientação profissional pra manter nossa saúde e buscar nossos objetivos estéticos. Uma sociedade saudável traz melhor qualidade de vida, sempre!