O Grêmio venceu o Lanús por 1 a 0 nesta quarta-feira (22), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo primeiro jogo da final da Copa Libertadores. Com o resultado, o time tricolor joga por um empate para ser tricampeão da América na Argentina.
O primeiro tempo foi duro para o dono da casa. A equipe argentina criou as melhores chances, que só não se converteram em gol graças a duas grandes defesas de Marcelo Grohe. O alívio veio apenas aos 37 minutos do segundo tempo, após mexidas do técnico Renato Gaúcho. Cícero fez o gol da vitória com o passe de cabeça de Jael.
Esta é a quinta final de Libertadores do Grêmio, que ganhou do Peñarol (1983) e do Atlético Nacional (1995) e perdeu para dois compatriotas do Lanús: Independiente (1984) e Boca Juniors (2007). O caminho dos gremistas passou por Godoy Cruz, Botafogo e Barcelona de Guayaquil no mata-mata. Já os argentinos, campeões nacionais em 2016, disputam sua primeira final de Libertadores após superarem The Strongest nas oitavas, San Lorenzo nas quartas e River Plate na semifinal.
É a décima quarta vez que brasileiros e argentinos decidem a competição continental, com vantagem para os hermanos: nove títulos contra quatro.
O jogo decisivo será na próxima quarta-feira (29 de novembro), no estádio La Fortaleza, às 21h45, em Buenos Aires.
Foto: Nelson Almeida/AFP