Colunas

Dicas preciosas para evitar o desperdício em sua cozinha


Dicas preciosas para evitar o desperdício em sua cozinha

É comum que o descarte de alimentos na cozinha da sua casa aconteça por falta de planejamento. Com algumas adaptações básicas na organização da cozinha e pequenas mudanças de hábitos na rotina, você pode evitar o desperdício de alimentos.
  1. Tudo começa antes de ir ao supermercado. Planeje suas refeições semanais para comprar apenas o necessário.
  2. Deixe uma ou duas refeições “livres” na semana. Dessa forma, você pode contar com a possibilidade de comer fora um dia, ou então preparar um prato com aquilo que sobrou do almoço.
  3. Caso faça alguma receita que leve um ingrediente específico, tente utilizá-lo em outra preparação. Por exemplo, se a receita leva algumas colheres de coentro, considere fazer outra receita que leve o item.
  4. Não “esconda” as frutas na gaveta da geladeira. Procure deixar aquelas que não precisam de refrigeração em uma fruteira no balcão, por exemplo. Alimentos visíveis, em geral, são consumidos com maior frequência e mais rapidamente. Por isso, também vale a pena colocar os alimentos que precisam ser consumidos logo no mesmo nível dos olhos.
  5. Organize lugares específicos na geladeira para cada tipo de alimento. Quando for fazer compras, você consegue visualizar com facilidade tudo que ainda tem. Além disso, quando há um lugar para deixar as “sobras”, você sabe onde procurar os alimentos que precisam ser consumidos antes.
  6. Em vez de usar uma única gaveta para armazenar alimentos como vegetais, por exemplo, considere dividi-las em “semana 1” e “semana 2”. Coloque os legumes novos na 1 e os mais antigos na 2. Sempre que for procurá-los para consumir, opte em primeiro checar o que tem disponível na 2.
  7. É muito comum ao comprar uma embalagem de queijo ela seja maior do que o seu consumo médio. Então proceda assim: ao comprar queijos porcione-os usando o filme plástico pvc de acordo com a quantidade que você certamente irá usar e leve ao freezer. Com planejamento do seu cardápio é só tirar do freezer para a geladeira algumas horas antes que ele estará perfeito.
Essa dica também serve para legumes ou qualquer vegetal que você queira aumentar a validade sem perder tanto o frescor. COOWORKING Mossoró está evoluindo bastante. E com isso novos conceitos em empresas então chegando à cidade. Em breve teremos o primeiro ambiente de Cooworking, que nada mais é que ambiente corporativo em que vários profissionais autônomos ou liberais poderão instalar seus escritórios com vários benefícios, como, ar condicionado, birô com energia e impressora e até cafés a disposição. Em breve divulgaremos mais notícias. AGENDA DO CHEF Esta pré-marcado já a inauguração da nova loja do Fic Frio Nova Betânia. Nesse dia 30 de Novembro é muito provável que já estejamos com as portas abertas! CHILLLI GASTRONOMIA – MARKETNG, FOTOGRAFIA E CONSULTORIA. Em breve a Flavio Magalhães Gastronomia estará lançando junto com os Parceiros Kildery Alves Fotografia e o Design, Matheus Rodrigues uma Empresa que Juntara fotografia, arte e marketing fazendo propagandas diferenciadas e de forma direta para os seus clientes. Nosso objetivo é proporcionar postagens mais dinâmicas e que os donos de bares e restaurantes, além de fornecedores não precisem usar fotos de internet que não são o seu real produto. Fiquem ligados que em breve estaremos lançando a empresa. CEIA DE NATAL, ANO NOVO E CONFRATERNIZAÇÕES. Ainda temos algumas datas abertas para o serviço de Personal Chef em Domicilio com Cardápios Exclusivos incluindo Intolerantes a Lactose, glúten e tantos outros. Esse serviço é todo personalizado e profissionalizado com pessoal extremamente treinado por mim. Nossa equipe conta com barmans, Cozinheiros, Auxiliares, Segurança, Recepcionista e eu como seu Chef exclusivo por 1 dia.

RECEITA DA SEMANA

A COZINHA DE FLAVIO MAGALHÃES

MOLHO BEURRE BLANC O famoso molho francês que anuncio tanto nas minhas redes sociais estará com a receita completa aqui. Vamos a receita: - 100 gramas de cebola branca ou roxa picadinha ou ralada - 100 gramas de manteiga gelada - 200 ml de vinho branco seco – Souvignon Blanc ou Chardonnay - gotas de limão - sal - pimenta do reino Comece refogando a cebola com uma parte da manteiga. Deixe a cebola ficar transparente e entre com o vinho e o limão. Deixe evaporar um pouco e coloque a manteiga bem gelada e mexa rapidamente. Finalize temperando com sal e pimenta do reino. Essa receita serve para Carnes Brancas como Frango, Suíno e Peixes e serve até 6 porções. Dica: ao adicionar o vinho cozinhe por 1 minuto e adicione mostarda Dijon ou a de sua preferência. Você apreciará um molho Blanc Citron Mustard. Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp 084 9 9640-0540

Comentários