Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A ideologia impede a gente de pensar: o caso da venda de campos maduros de petróleo no RN

Por: Redação

Segundo o projeto de lei nº 4663/16, a Petrobrás inicia, neste mês, o processo de leilão de campos maduros não explorados do RN.

O grande problema é que a Petrobrás não quer mais explorar o petróleo aqui do nosso estado, o custo ficou muito alto para “pouca” extração. Uma solução viável foi proposta por este projeto, conceder os campos maduros para empresas privadas para que elas explorem e, consequentemente, gerem emprego e renda para a nossa região, que já dependeu bastante disso.

Porém, a ideologia política e a falta de informação, faz com que pessoas fiquem revoltadas com este tipo de ação, o que até me impressiona. Um setor inteiramente sucateado, que demitiu em massa nos últimos anos e estava totalmente abandonado, hoje pode ganhar um alento, a volta de empregos e produtividade para região.

Realmente o pessoal daqui tem um certo tipo de problema em relação a entender a situação econômica e como ela pode ser solucionada. Não conseguem entender que a Petrobrás não tem mais condições de atuar na região e que é natural que ocorra a venda/concessão para outras empresas explorarem no setor. Para vocês terem uma ideia, depois que a Petrobrás abandonou estes campos maduros, cerca de 7.000 (SETE MIL) pessoas ficaram desempregadas e sem expectativa de retomada.

Sem falar que este processo vai acontecer naturalmente em todo o Brasil, os cofres do país não têm mais condições de bancar o discurso de que o “petróleo é nosso”. Quem acredita neste discurso ainda, está totalmente ultrapassado e sem noção da realidade econômica presente no nosso país.

O projeto é bom, vai voltar a gerar empregos em um setor que movimentava bastante a economia local, sem falar nos royalties que serão destinados aos municípios, principalmente a Mossoró. E torço para que aconteça mais deste tipo no Brasil inteiro.

Enquanto vocês se revoltam e se tornam papagaios de chavões repetindo por aí “o petróleo é nosso”, “vão privatizar a Petrobrás”, “vão acabar com os empregos”; o nosso estado paga a gasolina mais cara (em média) do país, tudo para manter o monopólio de uma empresa estatal.

 

Obs.: Campos maduros são campos onde a produtividade caiu e a Petrobrás não tem mais rentabilidade na extração. Porém, continua sendo economicamente produtivo para outras empresas.

 

Att, Vinícius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.