Principal teórico clássico, Joseph Schumpeter (1982) classifica o empreendedorismo como inovação e pré-requisito para o desenvolvimento econômico. Este, inicia-se a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.
Em sua teoria do desenvolvimento, o autor diferencia o “capitalista” do empresário: “Mas, qualquer que seja o tipo, alguém só é um empreendedor quando efetivamente levar a cabo novas combinações, e perde esse caráter assim que tiver montado o seu negócio, quando dedicar-se a dirigi-lo, como outras pessoas dirigem seus negócios” (SCHUMPETER, 1982, p. 56).
A razão para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é o surgimento de alguma inovação que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.
Na nossa cidade, existem exemplos de empreendedores de sucesso que se encaixam nos requisitos da teoria schumpeteriana, sejam lá barbeiros, food trucks, “espetinhos gourmets”. Todos apostaram na inovação, na introdução de um novo método de produção e venda de mercadoria na cidade.
1 – KOMBURGER FOOD TRUCK
Com a ascensão dos hamburgers gourmets, um empreendedor de Mossoró viu uma oportunidade de inovar por aqui. Ao unir duas ideias em alta no país, o sucesso do empreendimento era garantido, atraindo a clientela pelo ótimo serviço e o ambiente favorável, ao “ar livre” de uma praça.
A Komburger é uma hamburgueria food truck, que chama atenção pelos deliciosos molhos e pelo chamado “hamburger caseiro” servido aos clientes. O cardápio variado e inovador, logo atraiu a atenção e a curiosidade dos clientes que desejavam algo novo na cidade.
Além disso, o empreendimento ficava localizado sempre numa praça muito movimentada aos domingos, o que seria mais um atrativo, conseguiu unir um belo cardápio, serviço diferenciado e em um local privilegiado para boas conversas e confraternizações. Apostou alto na comida de rua, tão famosa nas capitais e cidades grandes.
O sucesso logo veio e com ele a necessidade de ampliar. Diante disso, o empresário não ficou para trás e seguiu inovando. Trocou o local, para um lugar fixo, mas sem sair da essência do food truck e sem perder os clientes pela localidade. O cardápio também foi inovado, trazendo receitas que nenhum outro estabelecimento tem. Sucesso garantido e uma ótima opção de alimentação para os mossoroenses.
2 – OLD DRESS BAR BEARIA
O empresário e barbeiro Edy Kellyson, conhecido na nossa cidade, apostou alto na busca de conhecimentos visagistas para o público masculino. Não foi só uma barbearia criada na nossa cidade, foi um conjunto de conhecimentos repassados em forma de consultoria para seus clientes.
O público masculino, para beleza, cresceu bastante nos últimos anos com a ideia de “homem moderno”. Está cada vez mais comum a presença, no dia a dia dos homens, acessórios que antes só se via em bolsa de mulheres, ou seja, realmente há um público masculino preocupado com a boa aparência.
Com conhecimento disso, o empresário buscou inovar, trazendo um conceito de barbearia diferenciado, oferecendo aos seus clientes o que os homens mais gostam: cuidar do visual em um ambiente favorável, ou seja, o de boteco.
A decoração do ambiente, feita pelo próprio empresário, traz uma ideia de que todos os homens podem se cuidar, até mesmo aqueles que só frequentam botecos. E a clientela é bem diversificada, desde aqueles que precisam ter um visual mais casual, até os que preferem mais estilo no dia a dia.
A consultoria visagista é o conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a vida pessoal e o estilo que precisa ser imposto. Algo difícil de se encontrar nas barbearias convencionais. Além disso, o empresário coleciona vários prêmios nacionais e internacionais, como um dos melhores barbeiros do Brasil e que propõe estilo para o dia a dia de cada pessoa, levando em conta os diferentes tipos de profissão dos seus mais variados clientes.
Fica aqui meu reconhecimento e parabéns ao empresário, pelo sucesso e conhecimento repassado aos seus clientes.
3 – ESPETINHO PRIME
Unindo o útil ao agradável, a proposta do espetinho prime foi muito bem acolhida pelo público mossoroense, ou seja, conseguiu trazer o “espetinho de esquina”, muito querido por uma parte dos consumidores, com a essência de barzinho.
Há pouco mais de um ano no mercado, o ambiente é sucesso todos os dias da semana na cidade, exceto nas segundas. Cada dia há uma atração diferente que consegue seu público diferenciado, além disso, o bom atendimento e o cardápio mais variado da cidade, também atrai aquela galera que quer sair apenas para jantar nos fins de semana.
Então, estes são apenas alguns exemplos, que eu como cliente, citei para mostrar o quão forte é o poder da inovação de conceitos para o empreendedorismo. É preciso apostar alto nas tendências e ter coragem para o sucesso, coisa que alguns outros empreendimentos deixam a desejar. Lembrando que esta foi apenas uma opinião de cliente embasada teoricamente pela teoria schumpeteriana. Não houve patrocínio ou contato com estas empresas para o desenvolvimento desta coluna, porém, estamos aberto as negociações.
E você, como cliente, qual ambiente você considera inovador aqui na cidade?