Na economia, a externalidade pode acontecer de duas formas: positiva e negativa. Externalidade é quando o resultado de um acontecimento, nesse caso um evento, interfere na situação de terceiros, ou seja, como o pingo da mei dia impacta a vida da população local mossoroense? Esse impacto é positivo ou traz muitos danos ao patrimônio? O fato é que, ao colocarmos numa balança, o pingo tem mais resultados positivos do que negativos.
Existe uma tendência cultural em Mossoró do mercado ser aquecido no período de São João. É no mês de junho que os resultados de comércio varejista e hotelaria tendem a ser potencializados. O impacto positivo vai desde a “sacoleira” que vende roupas para as festas, até aos grandes hotéis que têm 100% de ocupação. São inúmeros motivos para que esse evento gere uma externalidade positiva para a população, principalmente, para aqueles que deixam as desculpas de lado e veem o evento como uma possibilidade de trabalhar e tirar o sustento extra para suas famílias.
Porém, como toda externalidade positiva gera uma negativa, existe aquela parte da população que não enxerga o evento com uma boa visão. As externalidades negativas são as ruas que são interditadas ou até mesmo a poluição sonora que é gerada pelo evento. Porém, ao colocarmos na balança, temos que reconhecer que o lado positivo supera o negativo e que o evento faz um bem geral para a população.
Temos ambulantes que trabalham no evento, temos lojinhas de roupas que vendem muito nessa época do ano, temos os grandes salões de beleza que aumentam suas vendas e até mesmo as pessoas que fazem maquiagem e penteados em casa. Inúmeras formas de fazer a economia girar é mostrada com o potencial desse evento. Além disso, todo o cidadão brasileiro tem por direito de ter a oportunidade do lazer.
Então, devemos tratar o evento com total otimismo. Diante de tempos ruins para a economia, de dias difíceis para a população, temos a oportunidade de aquecer o mercado local e nos divertir.
Boas festas.
Att, Salgado.