Flâvio Magalhães[email protected]Gastronomia

Flâvio Magalhães

Conheça temperos diferentes e saiba como utilizá-los nas suas receitas


Utilizando ervas e especiaria pouco comum adicione ainda mais sabor e nutrientes aos seus pratos

 

Escrito por: Ana Kordelos


O que pode mudar completamente o sabor de um prato? O tempero! Estes ingredientes aromáticos que se apresentam na forma de ervas (frescas ou secas) e especiarias, ao serem adicionados às receitas fazem toda a diferença no aroma e sabor das refeições. Assim como o sal e a pimenta formam a base dos temperos, sustentando os sabores e garantindo que os demais ingredientes possam se destacar, as ervas e especiarias trazem personalidade ao prato, transformando receitas e sabores de acordo com sua textura, aroma ou sabor.

Muitas vezes podem carregar uma herança histórica ou a origem de uma receita, já que muitos são caraterísticos de certos países ou lugares e frequentemente associados à culinária destas regiões. Em outras ocasiões, remetem à uma receita ou prato que já saboreamos e que marcou na nossa lembrança, justamente por apresentar aquele sabor tão característico.

O uso de temperos na gastronomia não poderia ser mais versátil, já que as opções de especiarias disponíveis são inúmeras e o modo de combina-las requer ousadia e conhecimento, habilidades que só se adquire praticando. E o melhor, não existe certo ou errado, tudo depende do seu paladar, do seu estado de espírito e da sua identidade culinária. Sem regras, sem barreiras ou preconceitos.

Sair do comum vem se tornando uma prática frequente ao se falar em práticas culinárias. Ingredientes não tão conhecidos ou utilizados passam a fazer parte na preparação de pratos que aguçam o paladar e trazem ares de novidade até para as refeições mais tradicionais.

TEMPEROS DIFERENTES PARA INCLUIR NAS SUAS RECEITAS

Para os chefes de cozinha Helena e Lucio Manosso, ambos participantes da primeira edição do programa de TV “Masterchef Brasil” e donos da Salt & Pepper Consultoria Culinária, o uso dos temperos na gastronomia pode ser comparado às tintas de uma pintura: assim como as cores, as opções de temperos são abundantes, variando de acordo com o gosto de cozinheiro. Desta forma, seguem abaixo uma listagem com temperos pouco utilizados, mas que possuem grandes possibilidades para incrementar a refeição, juntamente com dicas dos profissionais de como utilizá-los e sugestões de receitas:

AIPO

Foto: Reprodução / Panelaterapia

“Também conhecido como salsão, é um vegetal de sabor marcante e muito aromático. Seu caule é muito usado na preparação de caldos e fundos, além de sopas e no tradicional salpicão de frango. As folhas podem entrar como base para um refogado de legumes,” orienta os profissionais.

Receitas:

Salpicão de frango: Nesta receita, os talos de do aipo são utilizados como um recurso para trazer maior crocância à receita.

Risoto de salsão: Aqui, além de utilizarmos os talos na receita, suas folhas ainda complementam a decoração do prato.

ALCAPARRAS

Foto: Reprodução / Receitas Que Amo

”Mais conhecida na forma de conserva, a alcaparra é originária da região do mediterrâneo. Combina bem com peixes e frutos do mar e é indispensável no molho que acompanha o Carpaccio de carne”, esclarece os chefs.

Receitas:

Salmão com molho de alcaparras: Ótima opção para acompanhar um salmão, aqui o molho é simples e possui preparo prático.

Carpaccio com molho de alcaparras: o truque deste molho está em amassar as alcaparras: isto faz com que seu sabor fique mais pronunciado.

ALHO PORÓ


Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Os culinaristas esclarecem que o alho poró trata-se de um bulbo da mesma família da cebola e do alho, porém com sabor mais delicado do que seus primos. Pode ser consumido cru em saladas ou como base em refogados e sopas, além de quiches e tortas.

Receitas:

Quiche de alho poró: o alho poró é a estrela desta receita, rápida e fácil de fazer.

Nuvem de cenoura e alho poró: ótima para aqueles dias que pedem refeições leves utiliza poucos ingredientes e fica ótima para acompanhar um frango grelhado.

ALFAVACA


Foto: Reprodução / Pecado de Vinho

Conhecida como manjericão ou basilico, é uma erva aromática muito usada na cozinha mediterrânea. Suas folhas são delicadas e não devem ser submetidas a altas temperaturas, mas usadas na finalização dos pratos. “Combina bem com peixes e massas e é o ingrediente principal do molho pesto”, informa os profissionais.

Receitas:

Salada Caprese: com ares gourmet, esta salada possui execução simples e sabor acentuado devido ao uso da alfavaca.

Molho pesto: receita básica italiana onde a alfavaca ou manjericão é o ingrediente principal.

FONTE: https://www.dicasdemulher.com.br/temperos-diferentes/

CONTATOS DO CHEF

·         PERSONAL CHEF EM DOMICILIO

·         CATERING

- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas.

·         EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD

·         HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS E VINHOS

·         CONSULTORIA EM A&B

- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário

- Gestão de Compras, Produção e Estoque

 

Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)

 

Comentários