Franklin Soares

Somos todos pelo esporte em Mossoró?


Somos todos pelo esporte em Mossoró?

Hoje, em meio aos acontecimentos que mais são noticiados por toda essa semana, me pergunto por que não conseguimos adesão em prol de outras causas como, por exemplo, a do esporte.

Em Mossoró enfrentamos uma realidade que requer toda a atenção do poder público, mas, sobretudo, requer toda a atenção do povo que é o mais atingido pela ausência de incentivos e direcionamento de verbas pra esta vertente.
A realidade do esporte em Mossoró é de sobrevivência isolada da prática do desporto escolar, em sua maioria particulares e claro que do cunho de investimentos pessoais. 

As escolas por sua vez vem diminuindo o investimento no desporto escolar por enxergar nele um custo por não se tratar de uma obrigação da entidade para os seus alunos. Ora vejam, não considerar os benefícios do desporto escolar e ainda considerar o mesmo como custo, é um erro que trará um alto ônus, não somente financeiro, em um espaço de tempo não muito longo. Mas, voltando ao nosso foco, o esporte na cidade precisa de uma mobilização popular. 

Os investimentos pessoais isolados já não são o suficiente para o desenvolvimento de tantos esportes vivenciados pelos mossoroenses. A ausência de um órgão público que possa gerenciar o esporte local nos fragiliza frente a possibilidade de realizar eventos, fomentar a formação e atualização de nossos profissionais da área do esporte.  Precisamos com urgência da recuperação dos espaços públicos para a prática de esportes, praças, quadras, campos, parquinhos, todos precisam de reformas, recuperação de seus aparelhos como traves, tabelas de basquete, alambrados, pisos, acessibilidade, polda de plantas e até mato mesmo!



A manutenção acadêmica sem o "templo" do esporte municipal, o Pedro Ciarlini, fica mais distante. O nosso ginásio municipal é uma referência, um atrativo para formações, competições, eventos esportivos. A estrutura hoje interditada, conta com medidas oficiais para todas as modalidades de quadra. Auditório para eventos de formação. Academia para utilização de atletas e comunidade. Além disto, conta com área em torno que possui salas pra artes marciais, reuniões e até possíveis sedes para ligas desportivas e associações que necessitam de tal. 

O fato é que estamos desassistidos. Que seja seguido o exemplo desta mobilização do momento. Que o alerta que hoje compromete o executivo nacional, nos encoraje a levantar nossa voz, não somente pela prática do esporte e sim pela diminuição da violência obtida através desta. Pela formação dos nossos jovens, que através do esporte recebem orientação e direcionamento que os afasta das drogas, do tráfico, sobretudo nas regiões mais periféricas. 

Por fim, pela saúde e bem estar de nossa sociedade que vem se entregando aos problemas ocasionados pela falta de práticas de exercícios físicos regulares e sofrendo as consequências com as mais diversas doenças ocasionadas por isso.   
    
Que sejamos todos pelo esporte!

Foto: Marcos Garcia

Comentários