Cuidados que você deve ter com a sua visão


Cuidados que você deve ter com a sua visão

Vivemos numa era que se moderniza cada vez mais. Fazemos o uso constante de aparelhos eletrônicos, como tablets, smartphones, computadores e televisores durante o dia e até mesmo no período em que deitamos para dormir. Porém, com o tempo, acabamos sofrendo alguns danos em nossa saúde por não cuidar do nosso corpo da forma que deveríamos. Um exemplo clássico e que acomete a maioria das pessoas, são problemas de visão recorrentes, já que também o uso dos aparelhos eletrônicos se dão desde cedo, ainda quando criança.

Esses aparelhos obrigam os olhos a ficarem fixos por um longo tempo e focados na mesma distância, o que acaba causando síndrome do olho seco, fadiga ocular e dores de cabeça. Dessa forma, é necessário que cuidados diários com os olhos sejam realizados, diminuindo riscos e danos maiores no futuro.

Vamos lá para algumas dicas que você deve estar seguindo para o cuidado com os seus olhos. Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol, evitando o desenvolvimento de doenças oculares, ao mesmo tempo que conferem um maior conforto visual. Os óculos de sombra devem garantir proteção contra os raios UVA, UVB e UVC.

É importante também realizar a limpeza na área ao redor dos olhos. Não durma com maquiagem! A higiene dos olhos é muito importante para a saúde ocular, sendo importante manter os olhos limpos, especialmente no final do dia ou antes de ir dormir, pois caso contrário podem entrar partículas de cosméticos nos olhos que podem provocar irritações. E além disso, para tocar nos olhos é importante realizar a higiene das mãos.

Não use colírio sem orientação do seu oftalmologista. Cometemos por muitas vezes o erro de usar aquilo que nossas amigas falam ou até mesmo aquilo que encontramos na internet em sites que não são seguros. Por isso, antes de colocar qualquer tipo de colírio no seu olho, certifique com o oftalmologista se é necessário mesmo fazer o uso. Colírios também são remédios!

Outro fator importante para manter a saúde dos seus olhos é visitar com frequência o médico oftalmologista. O ideal é realizar consultas de rotina 1 vez por ano, para garantir um bom acompanhamento da saúde visual, ou dependendo da sua necessidade.

Alguns exercícios no olho são essenciais também. Realizar paragens para olhar para longe durante alguns minutos é um exercício especialmente importante para quem trabalha em frente ao computador, pois ajuda a relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça. Interromper o que está a fazer e fechar os olhos durante alguns segundos é outro exercício importante, que ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça. 

E por fim, nunca use o óculos de grau de outra pessoa. Cada pessoa tem sua particularidade a apresenta um distúrbio na visão diferente do seu. Fazendo o uso incorreto do grau por meio do óculos de outras pessoas, poderá agravar mais ainda seu problema de visão ou facilitar o aparecimento de outros. Além disso, comprar óculos nos camelôs também não é uma boa opção, pois a graduação que possuem pode não ser a correta.

Bom, essas foram as dicas da coluna da semana. E lembre-se sempre: qualquer alteração na visão, procure um profissional especializado, procure o oftalmologista!

Comentários