Uma alerta para a anorexia


Uma alerta para a anorexia

Bem mais comum do que pensamos e pode estar acontecendo do nosso lado. A anorexia acontece com bem mais frequência do que imaginamos. Mas você sabe identificar os sinais dessa doença? Então vamos aprender um pouco sobre esse distúrbio.

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Pessoas com anorexia nervosa podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Por acharem que estão com o peso acima do desejado, essas pessoas são levadas a realizarem dietas e práticas de exercícios que acabam tendo um efeito contrário do que normalmente é esperado.

Existem algumas causas que podem levar ao surgimento desse distúrbio. Por não aceitar o corpo e como ele está, tudo isso pode levar a um quadro de ansiedade extrema. A causa exata para a anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidas nas causas possíveis para a doença. Por muito tempo se acreditou que conflitos familiares contribuíam para a anorexia e outros distúrbios alimentares. No entanto, essa ideia não é mais difundida.

Os principais sintomas que o paciente com anorexia apresenta são: sentir muito medo de engordar ou ficar acima do peso ideal, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso normal; recusar-se a manter o peso que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (geralmente, pessoas com anorexia estão no mínimo 15% abaixo do peso normal); ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso; não menstruar por três ou mais ciclos também pode ser um sintoma.

É importante ressaltar que mulheres têm mais chances de desenvolver a doença do que homens, apesar de o número de homens de todas as idades com anorexia ter aumentado nos últimos anos. Uma hipótese para justificar isso é que a mídia e a publicidade estejam influenciando no padrão ideal de beleza masculina cada vez com mais frequência e intensidade, mostrando que a pressão social sobre a questão da beleza e do corpo magro não faz mais tanta distinção de gênero. Anorexia é um distúrbio muito comum entre adolescentes, principalmente por conta da pressão social existente nessa fase da vida e todas as mudanças que ocorrem no corpo e na mente.

O maior desafio no tratamento da anorexia é fazer a pessoa reconhecer que tem uma doença. A maioria das pessoas com anorexia nega que tem um distúrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente começam um tratamento quando a doença já atingiu seu estado grave.

Diferentes tipos de psicoterapias são usadas para tratar de pessoas com anorexia, mas tanto a terapia comportamental cognitiva individual, a terapia de grupo e a terapia familiar são bem-sucedidas neste sentido.

É importante que os familiares ou as pessoas que convivem com o paciente cultivem sempre a ideia de um corpo saudável sem precisar de medidas extremas e independente do formato do corpo. O Dialogo sempre será o melhor meio para que o problema não evolua para um estado grave.

"Anorexia é uma angústia enganosa e assassina que invade o espelho deformando seu reflexo em algo devastador que sua imaginação produz. Um medo da singularidade. Medo de sua imagem. Um pavor que destrói antes mesmo do espelho revelar sua imagem e vem então a necessidade incontrolável de diluir-se em si mesma, cada vez mais." Luiza Gosuen. 

Comentários