7 mitos e verdades sobre sua saúde

saúde

POR Izamara Luana

09/10/2018

Com certeza você já ouviu pessoas mais velhas falarem sobre vários assuntos de saúde que você ficava se perguntando se isso realmente era verdade, como por exemplo, tomar água gelada causa crise de garganta. Então venha comigo e vamos descobrir mitos e verdades sobre a sua saúde.

Bebida gelada causa gripe ou pneumonia?

Você provavelmente já ouviu de sua mãe: "não tome gelado que você vai ficar com dor de garganta". Bom, saiba que bebidas geladas (ou sorvete) não causam dor de garganta, pneumonia ou gripe. Esses problemas de saúde são causados por vírus ou bactérias, apesar de que existem alguns quadros alérgicos que são causados pelo frio, mas isso vai diferenciar de pessoa para pessoa.

Dormir logo após comer, causa indigestão?

Isso é um mito! "Muito pelo contrário, quanto menos atividades a pessoa faz após as refeições, mais o corpo consegue se empenhar em realizar uma boa digestão", explica o clínico geral Abrão José Cury Junior, presidente do departamento científico de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina.

Andar descalço causa gripe?

É mito! Andar descalço não aumenta o risco de uma pessoa ter gripes e muito menos pneumonia. As causas dessas doenças são vírus e bactérias, portanto não há relação.

Tomar banho depois de comer, faz mal?

Mais uma crença popular derrubada. "O problema está em ir para a sauna depois de comer, pois isto leva a uma vasodilatação e a pessoa fica com a pressão baixa. Os exercícios também não são orientados, pois o corpo precisa focar na digestão", afirma Abrão José Cury Junior.

Doar sangue faz engordar?

Não consigo nem imaginar qual seria a explicação para tal teoria. Doar sangue não engorda nem emagrece. Da mesma forma, receber sangue também não faz ninguém emagrecer ou engordar.

Estalar os dedos causa artrite?

Mito! As juntas dos dedos das mãos, tal como qualquer junta do corpo, possuem um líquido lubrificante, chamado líquido sinovial. Quando você estala os dedos, está separando dois ossos na articulação, o que significa que o líquido sinovial tem que preencher mais espaço. Isto diminui a pressão do fluido, e gases dissolvidos que estão presentes, tais como azoto, flutuam para fora da área em minúsculas “bolhas”. O estouro dessas bolhas é o som familiar que ouvimos quando alguém estala seus dedos, o que também pode significar que as juntas não estão bem lubrificadas. Esta bolha de rutura não é a mesma que a artrite, que é quando o sistema imunitário ataca as articulações do corpo.

Prender a urina pode provocar infecções urinárias?

Verdade! O fato de reter a urina favorece um aumento da população bacteriana da flora local, podendo ocasionar a infeção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema e é eliminada periodicamente ao urinar.

Então, espero que tenham gostado dos mitos e verdades sobre nossa saúde. É sempre bom ficarmos atentos sobre tudo que acontece com o nosso corpo e tomarmos as medidas necessárias. Acompanhe minha coluna e fique por dentro dos melhores assuntos sobre saúde. Até a próxima!

Comentários

Izamara Luana

Izamara Luana, 24 anos, mossoroense, bacharel em Enfermagem e pós-graduanda em UTI e Urgência e Emergência.