Entenda o que é o Outubro Rosa e o que ele alerta!

saúde

POR Izamara Luana

05/10/2018

Com certeza você já deve ter notado que durante o ano, sempre existe um tema a ser debatido e com ele uma cor para representa-lo. Vimos o mês de setembro abordou o suicídio como tema e o amarelo foi a cor escolhida. Entramos no mês de outubro e você já deve ter notado que a maioria das instituições, sejam elas públicas ou privadas, fazem referência ao mês como outubro rosa. Porém, devemos sempre ter consciência que o combate as doenças não devem ser somente naqueles meses específicos.

A saúde é algo importante e deve ser nossa prioridade durante todo o ano! Mas você sabe como nasceu o Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum em mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Existem alguns fatores que podem levar ao aparecimento do câncer, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, uso de contraceptivos hormonais, história familiar de parentes próximos e entre outros.

Por isso é importante que medidas sejam tomadas para a prevenção e não para o combate. Deve-se praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, amamentar e entre outros.

É importante lembrar aqui que homens também podem apresentar câncer de mama, apesar de ser um número pequeno. Dessa forma, a prevenção deve ser realizado por todos, independentemente de gênero. Lembre-se sempre: Prevenir é um ato de amor...com você, com seu corpo e com todos que te amam!

Comentários

Izamara Luana

Izamara Luana, 24 anos, mossoroense, bacharel em Enfermagem e pós-graduanda em UTI e Urgência e Emergência.