Mossoró é contemplada com o Programa Estação Juventude 2.0 do Governo Federal

Mossoró é contemplada com o Programa Estação Juventude 2.0 do Governo Federal

cotidiano

POR Caio Vale

11/01/2018

A cidade de Mossoró foi contemplada com o programa Estação Juventude 2.0. Apenas 15 cidades no país tiveram suas propostas aprovadas, das 425 enviadas ao Governo Federal. O Estação Juventude 2.0 é um programa que busca ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos e promovam inclusão e participação social.

Em Mossoró, o programa irá disponibilizar quatro cursos, inteiramente gratuitos, são eles: Confeitaria, Fotografia, Guia Turístico e Web Design. Os cursos irão contemplar aproximadamente 800 jovens, dos 15 aos 29 anos, em condição de vulnerabilidade social e baixa renda. Os interessados devem possuir a ID Jovem, que em setembro de 2017 foi implantada em Mossoró.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, a família deve possuir renda mensal de até dois salários mínimos e é necessário que o jovem esteja inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal. Quem ainda não possuir ou deseja atualizar o cadastro pode se dirigir ao Plantão Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, localizado na Rua José de Alencar, S/N, Centro (por trás da loja Riachuelo).

O programa Estação Juventude 2.0 é uma iniciativa do Governo Federal, em Mossoró é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude. As linhas de ação envolvem a disponibilização de espaço adaptado em equipamento público já existente, com instrumentos, horários adequados e pessoal capacitado para atender aos jovens.

A vice-prefeita, Nayara Gadelha, em uma de suas viagens a Brasília, conheceu a proposta do programa junto à Secretaria Nacional da Juventude e encampou a luta para que o município fosse contemplado com o programa. “Ficamos muito felizes em conseguir trazer o Estação Juventude 2.0 para Mossoró. Os cursos foram escolhidos atendendo ao pedido desses jovens em visitas realizadas aos CRAS, escolas e também no contato direto com eles na comunidade. Agora estamos organizando toda a estrutura para receber esses jovens e em breve vamos divulgar as informações sobre as matrículas e início das aulas”, disse Nayara.

Comentários

Thermas nl2
Biofit nl2
Modus n|2