Super Lua, Lua Azul e Eclipse Lunar acontecem nesta quarta

Super Lua, Lua Azul e Eclipse Lunar acontecem nesta quarta

mundo

POR Alyson Oliveira

29/01/2018

A Lua voltará a ser protagonista nesta quarta-feira (31). Teremos três fenômenos envolvendo ela: a Super Lua, a Lua Azul e um Eclipse Lunar, que deixará a Lua alaranjada. No Brasil, o eclipse não será visto, com exceção de algumas localidades do extremo norte do país. Portanto, na maior parte do Brasil, apenas a Superlua será visível.

A coincidência de uma Superlua - que, além disso, será a segunda Lua Cheia do mês - e o eclipse total é chamada pela imprensa americana de Lua Azul, algo que nada tem a ver com sua cor, explica o Instituto Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC) em um comunicado.

O que são os fenômenos que vão acontecer nesta quarta:

Superlua: ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante.

Lua Azul: apelido dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Por ser apenas uma referência ao calendário, não tem de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência do satélite.

Eclipse lunar: ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua está ligeiramente inclinada com relação à da Terra em torno Sol.

Lua de Sangue: durante o eclipse, a Lua não desaparece totalmente da vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.


Foto: Divulgação

Comentários

Thermas nl2
Biofit nl2
Modus n|2