Celina Avlino

Ovo x Frango: qual o melhor?


Ovo x Frango: qual o melhor?

Boa tarde braseeeeel! Espero que todos tenham tido um ótimo carnaval, curtido e com moderação, estou certa? Acho que a resposta da grande maioria vai ser “não nutri, exagerei um cadinnn, to bem inchado e retido, o que faço?” Olhe só a colher de chá que vou da antes da coluna de hoje, escolhida por vocês claro no meu instsstore (@papodanutricionista) 

A dica vai ser sempre utilizar alimentos antioxidantes durante o restante dessa semana, pelo menos, na verdade, o consumo deve ser diariamente para sempre (não como uma dieta) mas como um alimento adicional no dia. Nosso corpo é capaz de detoxificar sozinho, entretanto, precisamos repor esses nutrientes diariamente para poder ajudar, então dicas: consuma chá verde + limão + 1 folha de hortelã, ou uma opção de suco detox seria o clássico que todos amam: 2 rodelas de abacaxi + 1 folha de couve + 2 folhas de rúcula + 1 folha de hortelã + 1 pedaço pequeno de gemgibre e tomar sem coar em jejum antes do café da manhã.


Esses sucos além de ter o poder antioxidante, ainda hidrata, ativa o metabolismo, limpa a pele, limpa o sangue de impurezas e do álcool, ajuda a regular o intestino preso, diminui a retenção de liquido e é rico em nutrientes <3

OVO

Começando claro falando, o ovo tem seus benefícios e não deve ser excluído da alimentação diária, mais pq nutri? Ele é o alimento mais completo encontrado no mundo, rico em proteína, colesterol e nutrientes. Sem contar no custo beneficio do queridinho né? 

Rico em proteína, incluindo o colágeno, grande amigo da pele, excelente para pós treino, fazendo uma boa recuperação e reconstrução muscular e fibrilar. Não estou falando somente da clara ok? NÃO EXCLUAM A CLARA, o ovo possui colesterol bom, no qual deve ser consumido também, estando presente na gema, que contém uma grande concentração de nutrientes, mas claro, tudo com moderação né minha gente? Nada de sair comendo 10 ovos cozidos pós treino.

A gordura boa presente nos ovos, é a gordura que ajuda a gordura ruim ser diminuída, causando a diminuição do acumulo dessa gordura, ocasionando consequentemente, a diminuição do peso, e claro, por ser rico em nutrientes, emagrecendo de forma saudável.


FRANGO

Devemos considerar do frango, a sua parte mais saudável e pobre em gordura, sendo rica em nutrientes é o peito do frango, de sua forma grelhada ou cozida. O importante é ressaltar que este alimento também tem um custo acessível comparado as fontes de proteínas como as carnes magras (patinho).

Por esses benefícios, é bastante utilizada na dieta, não é porque não temos opções, a diversas opções, mas a dieta feita por um nutricionista busca respeitar o custo mensal dos pacientes e o que eles gostam e pretendem utilizar diariamente. Rica em proteína e pobre em carboidratos, excelente aliado em uma dieta que busca hipertrofia muscular e a redução de peso.

É interessante ressaltar que ele é bastante útil em preparações para pré treino e no dia dia, use a criatividade e associe essas proteínas junto as suas refeições. Assim poderá equilibrar um pouco o consumo diário e conseguir chegar mais rapidamente aos seus resultados, seja hipertrofia ou emagrecimento.



Agora vamos aos dados?

Peito de Frango grelhado em 180g equivalentes a 1 pedaço médio, de acordo com a tabela TACO
Proteína: 57.6g aproximadamente
Carboidratos: 0g aproximadamente
Gordura total: 4.46g aproximadamente
Vitamina B3: 44 mg aproximadamente
Zinco: 1,4 mg aproximadamente

Ovos cozido inteiro 100g equivalentes a 2 unidades, de acordo com a tabela TACO

Proteína: 32g aproximadamente
Carboidratos: 0.6g aproximadamente
Gordura total: 9g aproximadamente
Vitamina B3: 44 mg aproximadamente
Zinco: 1,4 mg aproximadamente
Ferro: 1.5 mg aproximadamente
Vitamina A: 32 mg aproximadamente
Zinco: 1.2 mg aproximadamente

Duas fontes de proteínas perfeitas, maravilhosas e excelentes para o dia a dia e para ajudar a equilibrar e facilitar sua dieta. Logo eles tem formas de preparos rápidos, práticos e sem perder suas propriedades nutricionais e ainda associando ao seu objetivo. Qualquer dúvida, já sabem, comente ou deixe sugestões de novos temas.

Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650

Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética

Instagram - @papodanutricionista

Facebook – Papo da Nutricionista



Comentários