Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Suplemento engorda ou não engorda?

Por: Redação

Olá, bem-vindos a minha coluna da semana, cheia de novidades e assuntos bacanas! O assunto de hoje é uma dúvida dessas que certamente algum de vocês já teve: será mesmo que suplemento engorda? Quando posso tomar? Qual quantidade? São dúvidas frequentes e que todos gostariam de saber a resposta, então decidi falar um pouco sobre eles.

Suplementação é algo que só pelo nome já podemos ter uma definição do que seja, pois vem da palavra SUPRIR, mas… suprir o que? A falta de algo, seja de proteínas ou energia, vitaminas ou minerais e dentre outros. Mas como falar sobre eles? Bom, não malho, não pratico atividade física e não tenho uma rotina alimentar muito boa ou não consumo muita proteína, posso tomar? Bom, primeiro, antes de tudo, respeitar a individualidade de cada um, não existe uma receita de bolo para todos.

No modo geral, a suplementação é um auxilio as pessoas que não sabem fazer comida, ou não tenham tempo, ou não tenha o hábito de consumir determinados alimentos, ou seja, precisando sim de uma suplementação.

Mesmo sem malhar, ou praticar algum exercício físico, o seu corpo necessita de nutrientes diariamente. A sua “receita de bolo” é diferente da de João e de Maria, mas pelos seus hábitos, por uma anamnese ou histórico alimentar, podemos perceber como está a ingestão diária de nutrientes ou proteína, e assim ver se a uma necessidade de suplementação, e sim, mesmo sem praticar exercícios físicos.

Seu corpo continua trabalhando diariamente, precisando de nutrientes, então você tem que mandar de alguma forma. Existe sim, a quantidade mínima e máxima diária (vitaminas, minerais e proteínas) para cada faixa etária e gênero. Se essa necessidade diária não esta sendo suprida pela alimentação, precisamos sim entrar com a suplementação.

Há inúmeros indicadores de deficiência de alguns nutrientes, e os que batem recorde em meu consultório são: queda de cabelo aumentada, unhas frágeis, estrias, manchas brancas e o crescimento lento dos fios. Pode-se dizer que quase 99% deles, se não os 100% não tem o hábito de comer frutas, verduras, legumes e consumem pouquíssimas proteínas (frango, ovos, carnes…) – é nesses alimentos contém essas vitaminas e minerais que ajudam a melhorar esses sintomas.

Então o uso de suplementação é recomendado em varias situações, e teria que ter varias colunas para falar melhor sobre o assunto. Mas resumidamente, quem não tem o hábito alimentar diário de qualidade, quem não tem tempo para preparar suas refeições, precisa de uma dosagem de proteínas e talvez vitaminas dependendo da sua anamnese.

É importante avisar que somente o nutricionista, lembre-se, NUTRICIONISTA, pode prescrever o suplemento, quantidade e dosagem ideal ao dia para o seu fisiotipo, então é ideal a procura de um profissional que entenda sobre o assunto. Invista na sua saúde e seus resultados virão!

Se quiserem tirar dúvidas ou sugerir pautas para a coluna, fiquem à vontade aqui na seção de comentários, hein? Obrigado por me acompanhar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.