Nesta terça-feira (4), a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, em ação conjunta da Força-Tarefa Susp Natal, contando com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC-RN), deflagraram a Operação Favens. O objetivo é combater crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Com a participação de mais de 100 policiais, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu/RN, Campina Grande e João Pessoa/PB. Além disso, diversas contas bancárias estão sendo bloqueadas por determinação judicial.
A ação de hoje é decorrente de um inquérito policial instaurado para investigar o “salve” ocorrido em março de 2023, no qual foi possível identificar a origem dessa comunicação, bem como a atuação de uma facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves. Foi constatado o envolvimento de advogados no transporte de informações entre os apenados e o mundo exterior além dos presídios. Também foi descoberto que a organização criminosa angariou recursos financeiros, combustíveis, armas, munições e até explosivos.
Entre os alvos da operação, estão três advogados e líderes da facção, apontados como responsáveis por coordenar os recentes ataques ocorridos em março deste ano em diversos municípios do Rio Grande do Norte.