O mandado que prendeu o ex-deputado federal Laíre Rosado (PSB), em Mossoró, nesta quinta-feira (22), foi expedido pela Justiça do Mato Grosso. Segundo a Polícia Federal a condenação é por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Após a prisão, o ex-deputado foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para fazer exames de corpo de delito. Laíre foi condenado pela Operação Sanguessuga a 11 anos e 2 meses de prisão.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Laíre teria participado de um esquema de corrupção entre os anos de 2000 e 2005. Durante esse período, Laíre teria destinado em emendas parlamentares R$ 110 milhões para um esquema criminoso que pagava de volta para ele 10% de propina.
Os recursos desviados por Laíre deveriam ter sido destinados a município potiguares por meio da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMIM) e da Fundação Vingt-Un Rosado.