A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na manhã desta sexta-feira (27) um homem apontado como um dos mandantes do homicídio que vitimou o prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo Oliveira, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos. A prisão ocorreu durante uma operação realizada em João Dias, que também buscava outros suspeitos de envolvimento no crime.
Entre os investigados estão a ex-prefeita do município e uma vereadora, ambas com mandados de prisão expedidos, mas que não foram localizadas e são consideradas foragidas.
O crime
O duplo homicídio ocorreu em 27 de agosto de 2024, quando Marcelo Oliveira, que era candidato à reeleição, e seu pai visitavam casas de apoiadores no conjunto São Geraldo, em João Dias. Na ocasião, cerca de oito criminosos em dois veículos surpreenderam as vítimas e dispararam onze tiros de arma de fogo contra o prefeito, segundo informações da polícia.
A operação
Nesta sexta-feira, a PCRN cumpriu seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão nas cidades de João Dias, Patu e Marcelino Vieira. A operação contou com a participação de 40 policiais civis das equipes da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPCIN) e da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE).
A polícia também informou que investigações anteriores resultaram na prisão de seis suspeitos apontados como executores do crime.
As autoridades continuam as buscas para localizar os demais envolvidos e esclarecer completamente as circunstâncias e motivações do assassinato.